SEUS DIREITOS | Salário-Maternidade da segurada empregada em empresa é pago diretamente pelo empregador

INSS - Essas trabalhadoras não precisam pedir o benefício no INSS

O INSS esclarece que o benefício Salário-Maternidade, no caso de seguradas empregadas, ou seja, que trabalham em empresas, deve ser pedido diretamente pelo empregador.

Isso significa que essas seguradas não precisam pedir o benefício ao INSS. O pagamento do Salário-Maternidade das gestantes empregadas é realizado diretamente pelas empresas, que são ressarcidas pelo INSS posteriormente.

Exceções - A exceção, isto é, as seguradas empregadas que precisam pedir o benefício diretamente ao INSS, aplica-se aos seguintes casos:

– Empregada que adota criança

– Empregada Doméstica

– Casos de falecimento da segurada empregada que gerem direito a complemento de pagamento para o cônjuge viúvo.

Para pedir o benefício, basta acessar o site meu.inss.gov.br ou ligar para o telefone 135.

É importante destacar que, desde maio deste ano, não é mais preciso agendamento para solicitar o salário-maternidade das seguradas urbanas. Ao solicitar o benefício pela internet ou pelo telefone 135, a segurada já tem o protocolo de requerimento garantido e só vai à agência se for chamada para apresentar algum documento complementar.