CRÉDITO | Número de empréstimos consignados para aposentados do INSS cresceu nos cinco primeiros meses de 2018

Cooperativa

Exame - O momento atual da economia nacional reúne fatores distintos que têm favorecido o crescimento na contratação de empréstimos consignados por aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como se tem visto nos noticiários.

Somente entre janeiro e maio deste ano a concessão de empréstimos consignados para aposentados do INSS superou a marca de R$ 30 milhões contra R$ 26 milhões no mesmo período do ano passado. Merece destaque, porém, o contraste da redução do volume total de créditos tomados por aposentados no período.

Entre os fatores que possivelmente contribuíram para o aumento da contratação desta modalidade de crédito por aposentados da previdência social está a mudança na norma que os regulamenta, que permitiu o aumento do número de contratos ativos por contratante. Ademais, é fato que o aumento da expectativa do tempo de vida é um elemento que estimula este tipo de crédito.

Vale, porém, a lembrança de que antes de contratar uma linha de crédito, é necessário considerar com cuidado os termos e custos da dívida que se está contratando, inclusive, em relação aos compromissos já assumidos para garantir que haja a condição de adimplemento do crédito.

Atenção ao crédito consignado

Para uma boa contração de uma linha de crédito, sob qualquer modalidade, é essencial observar as taxas de juros, de forma a escolher a opção com o custo mais baixo.

Também, é importante que o aposentado tenha consciência de que as parcelas relativas ao pagamento do crédito contratado serão descontadas diretamente de seu contracheque. Ou seja, o rendimento mensal do aposentado que contraiu um credito consignado não será mais integral, obrigando-o a adequar seu orçamento à nova realidade.

O crédito liberado

Uma vez aprovado o perfil do aposentado, o valor do empréstimo contratado deverá ser lançado na mesma conta em que o contratante recebe o benefício. Sendo que é possível que o valor correspondente ao empréstimo poderá ser movimentado automaticamente para a conta corrente, à opção e conveniência do contratante, desde que a conta corrente, ou poupança, seja também de sua titularidade.

Outra característica vantajosa do crédito pessoal por consignação é a possibilidade de abatimento proporcional dos juros e moras quando da liquidação antecipada das parcelas do empréstimo consignado. Este benefício costuma resultar em um excelente ganho em escala, tendo em vista a redução dos juros e dos encargos de risco calculados na composição de custo do crédito pelo operador financeiro.