FIQUE ATENTO | Vou me aposentar, quais são os meus direitos e como proceder da forma correta

Notícias

Terra - Muitas dúvidas sobre a aposentadoria serão esclarecidas no artigo abaixo

Quanto mais a sonhada aposentadoria se aproxima, mais uma questão parece vir à tona: "Vou me aposentar, mas quais são os meus direitos? Como o processo todo funciona? Basta parar de ir ao escritório?".

Esse tipo de dúvida é bastante comum e até natural. Sendo assim, resolvemos criar um pequeno guia com algumas perguntas e respostas sobre o assunto. Confira abaixo e fique por dentro de todas as informações necessárias para se aposentar de forma justa e tranquila!

Quando minha contribuição chegar ao fim, basta parar de comparecer ao trabalho?

Nada disso. Ao contrário do que muitos pensam, a aposentadoria espontânea não invalida o vínculo empregatício entre funcionário e empresa. Para que esse laço seja desfeito, é necessário que alguma das partes se manifeste.

Já posso sacar o valor integral do FGTS?

Sim. Assim que o processo de aposentadoria estiver autorizado, o aposentado poderá sacar todo o dinheiro de seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Caso o colaborador escolha continuar trabalhando na mesma empresa, o saque dos novos depósitos poderá ser feito mensalmente, através da Certidão Para Saques do PIS/PASEP/FGTS que chega pelos Correios junto com a carta de aposentadoria. Caso mude de emprego, o saque integral será liberado ao final do novo contrato.

Vou me aposentar e quero parar de trabalhar. Quais são os meus direitos no momento da saída?

Enquanto muitos aposentados resolvem continuar na ativa, outros escolhem parar de vez com suas atividades profissionais. Nesse momento pode bater a dúvida: quais são os meus direitos nesse caso?

Os direitos pecuniários do aposentado são os mesmos de uma rescisão comum: saldo de salário, horas extras, adicional noturno, férias proporcionais, férias vencidas e décimo-terceiro salário proporcional.

O grande ponto aqui, como já comentamos no tópico anterior, é a possibilidade de o aposentado sacar integralmente o valor de seu FGTS.

Me aposentei e a empresa vai me desligar. Quais são os meus direitos?

Aqui vale a mesma lógica da resposta anterior: se um empregador resolve desligar o funcionário por razão de sua aposentadoria, o procedimento a ser tomado é o mesmo de uma rescisão de contrato sem justa causa.